Aprenda agora tudo o que você precisa saber sobre Cultura Organizacional para transformar sua empresa de uma vez por todas.
O que é Cultura Organizacional?
Para entender o que é Cultura Organizacional, é fundamental compreender que uma empresa é a união de pessoas que colaboram para alcançar um objetivo comum.
Por conta disso, a Cultura é formada pela integração entre essas pessoas que trabalham juntas.
Dessa maneira, as crenças, os valores, as normas compartilhadas e os artefatos, são os fatores essenciais para a identificação e desenvolvimento de uma cultura empresarial.
Então se liga na explicação dos fatores essenciais para a estruturação de uma Cultura Organizacional:
As crenças mostram qual é o propósito da empresa.
Os valores e as normas demonstram a cultura da empresa, seja de forma escrita ou não.
Por conta disso, ter valores e normas bem definidos é essencial para atrair as pessoas certas para o seu negócio. Vamos falar sobre isso ao longo do texto!
Os artefatos são responsáveis por ilustrar a cultura no dia a dia e de maneira mais visual. Isso inclui os rituais, as reuniões, as instalações e o dress code.
Ah, é importante que você saiba:
Toda empresa tem uma cultura, seja ela boa ou ruim.
Agora já está claro o que é uma cultura organizacional, vamos entender o porquê ela é importante!
Qual é a importância da Cultura Organizacional?
O aumento das discussões sobre Cultura Organizacional destaca a necessidade, cada vez maior, de desenvolver uma cultura saudável na sua empresa.
Além disso, a Cultura atua como um catalizador de performance. Isso acontece porque ela influencia diretamente na motivação, na união, no entusiasmo e na performance da equipe.
Por exemplo, se a cultura da sua empresa for saudável, os membros estarão mais unidos, entusiasmados e dispostos a conquistarem melhores resultados.
No entanto, se a cultura da sua empresa for tóxica, seu time apresentará características como falta de motivação, reclamações e baixa performance.
Tipos de Cultura Organizacional
Agora que você já sabe o que é Cultura Organizacional, vamos explorar os 8 tipos de culturas mais comuns entre as empresas.
E aí, você está preparado para descobrir em quais delas a sua empresa se encaixa? Então bora lá!
Cultura com Foco em Resultados
Essas empresas são direcionadas pela meritocracia e pela vontade de conquistar espaço. Nesses casos, as metas são ousadas e alcançá-las é essencial.
Cultura com Foco na Segurança
A cultura das organizações que tem foco em segurança é voltada para o planejamento correto das tarefas.
Dessa maneira, a maioria dos colaboradores são bem realistas e dão muita importância para atividades como prevenção de riscos e imprevistos.
Cultura com Foco em Aprendizado
Nesse tipo de cultura, estão as empresas que buscam inovar mais.
Nessas situações, o erro não é visto como falha de planejamento, mas como uma etapa essencial de aprendizado para conquistar o objetivo de desenvolver uma solução ainda melhor.
Cultura com Foco no Acolhimento
Sabe aquelas empresas unidas e com excelentes relacionamentos? Pois é, elas estão nesse grupo.
Em empresas com essa cultura predominante, o trabalho em equipe, a sinceridade, o comprometimento e a amizade são as características dos colaboradores.
Por isso que nessas empresas o clima costuma ser bastante descontraído, mas sem se esquecer do trabalho!
Cultura com Foco na Ordem
Por aqui estão as empresas focadas em procedimentos, normas e manuais.
Por isso, seguir o protocolo é essencial na visão de todos os colaboradores, principalmente do líder.
Dessa maneira, o respeito, o silêncio e os prazos são as principais características das empresas com foco na ordem.
Cultura com Foco na Autoridade
Nesse tipo de cultura, estão as empresas que operam em ambientes muito competitivos e optam por pessoas com determinação e ousadia, tanto no dia a dia de trabalho, quanto nas decisões estratégicas.
Por isso, que se tornar ou se manter como autoridade, é uma ordem inegociável.
Cultura com Foco no Propósito
Por aqui estão as empresas que tem um propósito muito bem definido.
Geralmente, nessas empresas, trabalham pessoas solidárias e com ideais claros.
Dessa maneira, a ideia de fazer o bem ao próximo é amplamente difundida entre os membros.
Cultura com Foco no Prazer
Sabe aquelas empresas que focam na diversão do dia a dia? Nada de trabalhos monótonos ou com procedimentos rígidos.
Na verdade, a empolgação, a espontaneidade e a motivação dos membros são elementos essenciais para alcançar os resultados desejados.
E aí, conseguiu identificar em qual cultura a sua empresa se encaixa?
Durante a leitura do texto, é provável que você tenha pensado “Essa é a Cultura da minha empresa” ou ainda “Gostaria que fosse essa aqui”, não é mesmo?
Então, se você identificou com um tipo de cultura e gostaria de realizar uma transformação na sua empresa, temos uma boa notícia: É possível! Se liga!
Como mudar uma Cultura Organizacional
Primeiramente, você precisa saber que mudar a cultura é uma transição que não acontece do dia para a noite. Para realizar essa transformação é preciso esforço, trabalho e dedicação.
Por conta disso, o primeiro passo para iniciar essa mudança, como já dissemos, é identificar qual a é a cultura atual da empresa e avaliar se ela é tóxica ou não.
Logo em seguida, você precisa definir qual é o modelo de cultura que mais se alinha com a história e com o propósito da sua empresa.
Por isso, sugerimos que você responda as seguintes perguntas:
- Na minha empresa, os erros são vistos como parte do processo de evolução ou são inaceitáveis?
- A inovação é uma prioridade?
- Temos foco no cliente ou nos processos?
Ao responder essas 3 perguntas, é fundamental comparar as respostas com os 8 tipos de Cultura existentes para determinar qual é a Cultura Organizacional que mais se alinha com o perfil da sua empresa.
Com a nova cultura definida, a próxima etapa é identificar quais serão as novas práticas, regras, o novo layout da empresa, o novo sistema de reconhecimento e o dress code que serão implementados na nova era.
O próximo passo é garantir que a sua equipe compreenda os motivos e a importância da transformação cultural.
Além disso, uma comunicação eficaz é essencial para garantir que a transição de cultura ocorra de maneira bem sucedida.
A implementação
A partir do momento que tudo acima já foi realizado, você precisa trabalhar na implementação constante da nova cultura.
Por isso, para implementar a mudança cultural, é muito importante que sua empresa realize as seguintes tarefas:
- Realize reuniões periódicas com o objetivo de discutir a cultura organizacional;
- Identifique quais membros do time não se adaptaram à nova cultura da empresa;
- Contrate pessoas que tenham valores e propósito compatíveis com a empresa;
- Realize bonificações para os colaboradores que estão mais engajados com a cultura e resultados da empresa;
- Tenha em mente que tanto a pior performance quanto a mais alta servem como referência para todos os membros da equipe. Portanto, trabalhe para aumentar o nível das duas pontas.
Exemplo Prático de Cultura Organizacional
Antes de encerrarmos o post, se ligue nesse exemplo de cultura organizacional!
Netflix – Onde a Confiança é a palavra-chave
A Netflix é uma empresa que confia em seus funcionários para que assim eles coloquem seus melhores esforços no trabalho.
Ao contrário da maioria das organizações, a Netflix não mede os esforços dos funcionários pelo número de horas trabalhadas, mas sim pelo resultado final que eles entregam.
Os funcionários, por sua vez, adoram esse senso de confiança e flexibilidade. Aliás, você sabia que os colaboradores da Netflix não tem horário de trabalho definido?
Além disso, sabia também que a empresa oferece dias de férias ilimitados para seus funcionários? Isso é bem diferente do que estamos acostumados a ver, né?!
Esse cenário só é possível por conta da cultura da empresa, que foi criada e formulada em seus primeiros dias de existência por Patty McCord com uma apresentação de slides de 124 páginas conhecida como “Netflix Culture: Freedom & Responsibility“.
Como dissemos, determinar qual é a cultura da empresa e contratar pessoas que se identifiquem com ela é fator crucial para inovar, tanto na forma de trabalho como nos lançamentos de produtos e serviços.
Conclusão
No fim das contas, a cultura empresarial está em constante evolução. Por isso, é imprescindível que as crenças, os valores, as normas e os artefatos sejam reforçados na rotina do seu negócio.
Dessa maneira, a cultura da sua empresa permanecerá presente e não se perderá ao longo do tempo.
Além disso, uma cultura forte desempenha um papel fundamental na motivação e na satisfação dos colaboradores, afinal funcionários que se identificam e se engajam com a cultura da empresa, tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos.
Somado a isso, uma cultura saudável também tem influencia nos resultados da sua empresa.
Alguns estudos mostram que empresas com uma cultura forte e disseminada têm uma maior capacidade de inovação e de retenção de talentos, o que impacta diretamente na maior qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos.
Portanto, ao investir na cultura da sua empresa, você está não apenas criando um ambiente de trabalho mais positivo, mas também preparando o terrenos para o crescimento sustentável.
Por isso, não meça esforços para identificar e potencializar a cultura da sua empresa.
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