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Aprenda agora o que você precisa saber sobre o Golden Circle!

Aprenda agora o que é Golden Circle, o método que várias empresas utilizam para encantar seus clientes.

 

O que é Golden Circle?

O conceito de Golden Circle foi elaborado por Simon Sinek, em sua obra “Comece pelo Porquê”.

De acordo com o autor, existe um padrão na forma como os líderes inspiradores e as grandes organizações, pensam, agem e se comunicam.

Na visão de Simon, o segredo para o sucesso está representado no Golden Circle, demonstrado abaixo:

imagem do Golden Circle

 

Segundo o autor, o Golden Circle consiste em três círculos que representam as perguntas fundamentais de um negócio:

  • Porquê? (Why);
  • Como? (How);
  • O que? (What)

Quer saber o que significa cada uma dessas três etapas? Fique com a gente que vamos te explicar tudo!

 

Porquê (Why)

O “Porquê” representa o propósito da organização, ou seja, a missão e a função da sua empresa na sociedade.

É através do porquê que a sua empresa é capaz de motivar e inspirar as pessoas.

Por conta disso, é o “Porquê” que diferencia as empresas inspiradoras das demais.

Depois que você definir o propósito da empresa, é o momento de pensar em como atingir a sua missão e seus objetivos.

 

Como (How)

A segunda etapa do Gloden Circle se refere aos métodos e processos que a sua organização utiliza para conseguir cumprir com o seu propósito definido pelo “Porquê”.

Nessa hora, você vai definir e planejar planos de ação assim como desenhar a estratégia de mercado e de crescimento do seu negócio.

 

O quê (What)

O “O quê” é a parte mais perceptível do Círculo, ele faz referencia aos produtos e serviços que a sua empresa oferece aos consumidores.

É a parte tangível e visível do negócio, aquilo que muitas vezes é comunicado de forma mais evidente nas estratégias de marketing e vendas.

 

Por que o Golden Circle é Importante?

O Golden Circle é capaz de transformar a maneira como a sua empresa se comunica e se conecta com os seus clientes.

Através desse método, você será capaz de contar a história da sua empresa de uma maneira mais envolvente, sendo capaz de atrair consumidores que admiram a sua marca e compartilham dos mesmos valores.

Além disso, a utilização do Golden Circle na comunicação da sua empresa é capaz de motivar e engajar os colaboradores internos, tornando-os embaixadores entusiasmados da marca.

Se você ainda não está convencido, vamos listar 5 motivos para você utilizar essa abordagem:

  1. Aumento do Engajamento do Time
  2. Fortalecimento da Cultura Organizacional da Empresa
  3. Atração de Novos Clientes
  4. Fidelização dos Consumidores
  5. Fortalecimento de Marca

 

Exemplo Prático

Chega de teoria, vamos demonstrar como funciona o Golden Circle na prática, com um exemplo muito fácil de entender!

Sabemos que a Apple é uma empresa que bate recordes de vendas dos seus produtos.

Além disso, é uma marca extremamente forte e que encanta cada vez mais a sociedade e seus consumidores.

Mas o que Apple tem de diferente de outras empresas que vendem computadores e celulares?

logo da apple

A chave da diferenciação da Apple está no discurso da empresa para o seu público.

Isso faz com que ela consiga criar uma conexão emocional com os seus clientes.

Por falar nisso, você já tentou falar mal de um dos produtos da Apple com os consumidores? É quase impossível, não é mesmo?

Isso acontece porque a Apple não vende apenas os seus produtos, ela vende o “porquê” de existir.

E é exatamente isso que Simon Sinek traz com a aplicação do Golden Circle.

Na visão do autor, a maioria das empresas criam seus discursos de vendas na seguinte ordem:

  1. O Que nós vendemos
  2. Como nós fazemos
  3. Porquê fazemos o que fazemos

E, segundo Simon, essa abordagem é errada. Na visão dele, as empresas devem vender seus produtos da forma inversa:

  1. Porquê fazemos o que fazemos (no que acreditamos)
  2. Como nós fazemos nossos produtos
  3. O que nós vendemos

Seguindo essa lógica, os consumidores se conectam primeiramente com o propósito da empresa e se tornam defensores da marca.

Afinal, o ser humano tem a tendência em defender aquele que pensa igual.

Trouxemos aqui um exemplo de abordagem que a Apple utiliza para exemplificar o conteúdo acima:

“Nós acreditamos em pensar de forma diferente para desafiar cada vez mais o que está no mercado. Dessa forma, fazemos produtos muito bem projetados, de fácil utilização, com aparência bonita e sofisticada. Oferecemos produtos como: computadores, notebooks, celulares e relógios.”

 

Conseguiu identificar cada etapa do Golden Circle?

Primeiro eles começam com o seu propósito, ou seja, o “Porquê”:

Nós acreditamos em pensar de forma diferente para desafiar cada vez mais o que está no mercado. 

 

Depois, eles explicam o “Como” fazem:

Dessa forma fazemos produtos muito bem projetados, de fácil utilização, aparência bonita e sofisticada. 

 

E por fim, eles revelam “O que” vendem:

Oferecemos produtos como: computadores, notebooks, celulares e relógios”

 

Como Aplicar o Golden Circle na Sua Empresa?

Como você viu ao longo desse post, aplicar o Golden Circle requer uma profunda reflexão sobre o propósito e os valores fundamentais de uma empresa.

Por isso, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o nosso propósito? Por que existimos, além do lucro?
  • Quais são os nossos valores e crenças?
  • Como podemos comunicar nosso propósito de uma maneira autêntica e envolvente?
  • Como podemos alinhar as nossas operações ao nosso propósito e valores?

 

Conclusão

Dessa maneira, se pudéssemos resumir todo o conteúdo em uma frase, usaríamos a máxima de Simon Sinek, criador do conceito de Golden Circle:

“Pessoas não compram o que você vende, mas o porque você faz isso.”

 

E aí, você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim 🙂

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