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Lifetime Value: O que é, como calcular e qual a sua importância na empresa

Aprenda o que é Lifetime Value (LTV) de uma vez por todas e entenda como calcular esse indicador essencial para a sua empresa.

 

O que é Lifetime Value (LTV)?

Life Time Value (LTV), em inglês, pode ser traduzido como Valor pelo Tempo de Vida.

Essa métrica é fundamental para toda empresa porque permite identificar quanto uma pessoa consome em reais (R$) durante o ciclo de vida como consumidor da sua empresa.

Dessa maneira, o “LTV” representa o valor financeiro total que um cliente gera para uma empresa ao longo de todo o período de relacionamento com ela.

 

Por que o Lifetime Value (LTV) é importante?

O Lifetime Value (LTV) é uma métrica essencial e que vai muito além de números financeiros.

Ele nos permite entender indiretamente a experiência dos clientes e a qualidade do relacionamento que eles têm com a nossa empresa ao longo do tempo.

Além disso, um dos sinais mais claros de satisfação do cliente é a duração do seu relacionamento com a empresa, não é mesmo?

Por isso, quanto mais tempo um cliente permanece fiel à marca, maior é a probabilidade de que esteja satisfeito com os produtos ou serviços oferecidos.

Esse é o tipo de cliente que eleva o LTV e contribui significativamente para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.

Portanto, o LTV não é apenas uma métrica financeira, mas também um indicador crucial de sucesso na construção de relacionamentos duradouros e positivos com os clientes.

É por isso que entender e monitorar o Lifetime Value é essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer empresa.

 

Como calcular o Lifetime Value (LTV)?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do LTV, nada mais justo do que irmos direto ao ponto.

Por isso, para calculá-lo, você vai precisar de 3 dados:

  • Receita Média Anual por Usuário
  • Tempo de Retenção do Cliente
  • Margem de Contribuição

Se você quer saber o que é cada um de forma simples e descomplicada. Se liga!

 

Receita Média Anual por Usuário

Esse nome é bem sugestivo, não é? Ela representa o valor médio que a sua empresa fatura por cada usuário ao longo de um ano.

Para calcular, basta dividir a Receita Total Anual pelo Número total de clientes no mesmo período.

 

Receita Média Anual por Usuário = Receita Total (no ano) / Total de Clientes (no ano)

 

Tempo de Retenção do Cliente

Esse indicador mensura quanto tempo, em média, seus clientes permanecem como consumidores da sua empresa.

Para calcular, você precisa identificar o tempo médio de contrato do produto ou serviço oferecido.

Se sua empresa segue um modelo recorrente de vendas, é necessário identificar a diferença entre o tempo médio desde o cadastro até o cancelamento do usuário.

 

Margem de Contribuição

Esse indicador revela qual é a porcentagem de lucro obtida em uma venda após a dedução de todos os custos diretos e variáveis relacionados à operação da empresa.

 

Margem de Contribuição =  ((receita de uma venda – custos diretos e variáveis) / receita de uma venda )) * 100

 

Vamos a um exemplo:

  • Valor de um produto = R$ 85,00
  • Custos diretos e variáveis = R$35,00

 

Margem de Contribuição =  ((receita de uma venda – custos diretos e variáveis) / receita de uma venda )) * 100

MC = ((R$85,00 – R$35,00) / R$85,00) * 100

Margem de Contribuição = 58,82%

 

Calculando o LTV

A partir do momento que você tem todos esses dados, fica fácil calcular o LTV, se liga!

LTV = (Receita Média Anual por Usuário) * (Tempo de Retenção do Cliente) * (%Margem de Contribuição)

 

Se liga no exemplo prático que preparamos para te ajudar:

Suponha que seus clientes proporcionem uma receita média anual de R$10.000, com uma margem de contribuição de 33% e com o tempo médio de contratação do serviço de 2 anos, calcule o LTV.

Tendo esses dados em mente, o LTV dessa empresa seria:

LTV = (Receita Média Anual por Usuário) * (Tempo de Retenção do Cliente) * (%Margem de Contribuição)

Lifetime Value = (R$10.000) * (24) * (0,33)

LTV = R$13.200

 

Sendo assim, esse dado indica que um cliente gera, de lucro líquido, R$13.200,00 durante todo seu ciclo de vida como consumidor do seu negócio.

 

Indicadores Complementares

Além dos dados essenciais que o LTV gera, você pode combiná-los com outros indicadores. Olha só:

 

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica fundamental que avalia o investimento financeiro necessário para adquirir um novo cliente para sua empresa.

Esse custo engloba diversos aspectos, como despesas em campanhas de marketing, operações e comissões, levando em conta quantos clientes são obtidos por meio dessas iniciativas.

Uma relação crucial que podemos estabelecer é entre o LTV (Lifetime Value) e o CAC.

Como você aprendeu, o LTV representa o valor que um cliente gera ao longo do tempo para a empresa, enquanto o CAC reflete o valor gasto para conquistar esse cliente.

Por isso, é fundamental que o LTV seja sempre maior que o CAC, pois isso indica a viabilidade e a lucratividade do negócio.

Caso contrário, é necessário reavaliar as estratégias de aquisição de clientes para garantir a sustentabilidade e o crescimento da empresa.

Se você quiser saber mais sobre CAC, temos um post exclusivo sobre isso!

 

Churn

O Churn é uma métrica crucial que revela a quantidade de clientes que cancelaram seu produto ou serviço durante um período específico.

Dessa maneira, ele é uma medida importante para entender a saúde e a retenção de clientes em sua empresa.

Relacionar o Churn com o LTV é uma prática inteligente. Sendo assim, quanto maior for o Churn, ou seja, mais clientes cancelarem, pior será o seu LTV.

 

Conclusão

Ao longo deste texto, ficou evidente que um dos fatores cruciais para calcular o LTV é o tempo de retenção do cliente.

Sendo assim, é fundamental focar na fidelização e retenção dos clientes, proporcionando uma experiência excepcional em sua empresa.

Além da retenção, o Ticket Médio desempenha um papel vital para um LTV saudável.

Portanto, é essencial estudar e compreender a estratégia de precificação da sua empresa. Afinal, estabelecer o valor adequado é fundamental para atrair e manter mais clientes.

Além disso, otimizar o Lifetime Value (LTV) dos clientes representa um objetivo estratégico crucial para qualquer empresa que busque crescimento sustentável e lucrativo.

Isso se tornará possível através da implementação de estratégias que fomentem a lealdade do cliente, aumentem a satisfação e elevem o valor médio das compras.

Agora que você entende o que é LTV e como calculá-lo, é hora de aplicar esse conhecimento na prática em sua empresa!

Além disso, lembre-se de acompanhar regularmente essas métricas para garantir o sucesso e a sustentabilidade do seu negócio.

 

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